Começa, nesta sexta-feira, a campanha para incentivar a doação de sangue no Estado. Intitulada Doar é Viver, a iniciativa deve presentear pessoas que sejam voluntárias na doação de sangue com mudas de plantas. Quem quiser participar da ação como doador de sangue, terá de fazer a inscrição pelo site. Se precisar, o voluntário deve declarar a necessidade de transporte até o local de doação.
Sétima edição do Encontro de Palhaços da Coxilha começa nesta quinta
Como os estoques de sangue estão críticos em todas regiões do Estado, a ideia é que a campanha aumente a doação entre os gaúchos. De acordo com a coordenadora de captação do Hemocentro do Estado, Gesiane Ferreira Almansa, os tipos O+ e O- são os mais necessitados, mas todos os tipos são bem-vindos.
- Como atendemos muitos hospitais, temos dificuldade de suprir a demanda por hemocomponentes, por causa da baixa oferta de candidatos a doação - afirma
Em cada dia do cronograma, um município recebe a ação. Nesta sexta-feira, a iniciativa começa em Porto Alegre. Em Santa Maria, será no dia 28 de julho. Na ocasião, a empresa Otelio Consultoria estará oferecendo transporte para quem se inscreveu pelo site.
A ação foi lançada durante o chamado Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho) e para sensibilizar a população gaúcha para a importância do gesto e aumentar adesão nos hemocentros. Otelio Drebes, da Otelio Consultoria, destaca que doar sangue é procedimento simples:
- Em mais ou menos meia hora, tu podes salvar até quatro vidas.
Cada pessoa que for até um dos hemocentros durante o período da campanha ganhará uma semente da árvore moringa, representando a Árvore da Vida, simbologia bíblica para fecundidade e imortalidade.
Para se inscrever, clique aqui. O site também conta com muitas informações que podem esclarecer as dúvidas, principalmente de quem ainda não doou sangue. A campanha será nos dias:
- 18 de junho - Porto Alegre
- 21 de junho - Porto Alegre
- 30 de junho - Caxias do Sul
- 7 de julho - Alegrete
- 14 de julho - Pelotas
- 21 de julho - Cruz Alta
- 28 de julho - Santa Maria
- 04 de agosto - Santa Rosa
- 11 de agosto - Passo Fundo